A desvalorização do Real. Dólar a R$ 7?

Para conseguirmos compreender os fatores que levam a variação do dólar, é necessário sabermos que o mercado de câmbio é influenciado pelas seguintes razões:

• Fluxo Cambial

• Redução da Taxa de Juros

• Instabilidade Econômica

• Fatores externos

Para entendermos melhor a questão relacionada ao fluxo cambial, precisamos saber que o dólar, além de uma moeda, é um ativo. Isso significa dizer que a cotação da moeda estrangeira depende diretamente da oferta e da demanda. Ou seja, quando há pouca moeda norte-americana no mercado ou quando a procura é muito alta, o preço dela aumenta. Já se tivermos uma maior oferta e menor busca, a tendência é que o preço caia.

Em relação à taxa de juros, precisamos lembrar que o COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central – realizou recentemente mais um corte na taxa básica de juros (já são sete cortes consecutivos !!) atingindo a máxima histórica de 3% a.a..

Embora o corte de juros possa contribuir, em tese, para a aceleração da atividade econômica, a tendência é a de que o real se desvalorize ainda mais, uma vez que os títulos públicos e demais investimentos ficam menos atrativos para os estrangeiros e, por consequência, ocorre uma menor entrada de dólares no país.

Historicamente, o país era atrativo para investidores que tomavam dinheiro emprestado no exterior e aplicavam no Brasil, de olho nessa diferença entre as taxas de juros.

Conjugado a esses dois fatores, temos a instabilidade econômica atual. Essa instabilidade é demonstrada pelas seguintes razões:

• Gastos excessivos do governo:

Embora o governo federal estivesse se esforçando para acertar as contas e diminuir os gastos, a não aprovação das reformas e, agora, no epicentro da pandemia do covid-19, será muito difícil conter os gastos excepcionais. A consequências disso é o aumento do déficit nas contas nacionais e a necessidade de uma política de racionalização de gastos no futuro, com cortes, aumentos de tarifas e de impostos.

• Instabilidade política:

Esse clima instalado de instabilidade política e governamental tem um efeito devastador para o mercado financeiro. Evidenciam um completo descontrole e aumentam a sensação de insegurança dos investidores estrangeiros que, obviamente, vão preferir não deixar dinheiro em nosso país.

Além disso, existem os fatores externos, aqueles que não dependem de nosso país, ou seja, é como a economia internacional influi na nossa taxa de câmbio. Vale ressaltar que os mercados mundias também estão sentindo os efeitos devastadores da pandemia do covid-19 e isso também é demonstrado na taxa do dólar.

Diante desse cenário, acreditamos que ainda teremos a alta da moeda norte-americana por um bom tempo, podendo chegar a sete reais, ou até mesmo ultrapassar esse valor.

Por esse motivo é que temos recomendado aos investidores, já há algum tempo, que se posicionem em dólar, sobretudo se fizermos um estudo histórico, onde verificaremos que a moeda brasileira – Real, nos últimos 05 anos, se desvalorizou aproximadamente 85% em relação ao dólar. Nos últimos dez anos, 200%.

Está na hora de você mudar, e começar a aproveitar as oportunidades de um mercado global!!

Entre em contato com nossos especialistas, você não se arrependerá.

       

error: Conteúdo Protegido !!